Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

Configurando modem roteador wifi Humax HGB10R-02 netvirtua

O roteador wifi Humax HGB10R-02 é um dos modelos mais recentes do netvirtua, diferente de modelos mais antigos, esse equipamento possui duas opções de rede wifi, 2.5GHzz e 5GHz. A diferença básica entre as duas redes é que a primeira tem um alcance maior e a segunda uma transferência de dados maior, porém, um alcance menor, você estar navegando na rede 5Ghz não quer dizer que o sinal atravessará toda extensão da sua casa, passando por paredes, sem que haja perda, escrevi mais sobre resolver problemas wifi nesse post, bem como testes básicos para se fazer na sua internet clicando aqui
Para configurar ou alterar senha wifi do roteador Humax HGB10R-02 primeiramente conecte o seu dispositivo via cabo de rede ao aparelho, é possível fazer a configuração via wifi mas é um processo mais trabalhoso. Feito a conexão abra o navegador de internet de sua preferência e digite 192.168.0.1, esse é o IP de acesso padrão de todos os equipamentos da NET, uma janela solicitando usuário e senha irá aparecer, nesse modelo essas informações estão na lateral do aparelho, como mostra a imagem a seguir.




Acessando as configurações do modem Humax HGB10R-02

Digite exatamente como está na etiqueta, login e senha com letras maiúsculas e de um enter para entra na página de configuração




  • Alterando as configurações do wifi Humax HGB10R-02



Logo na página de entraDA clique na guia wireless, para alterar o nome da rede wifi clique no campo SSID, altere da forma que desejar e clique em apply/save.



O próximo passo é alterar a senha, clique na rede 2.5GHz, no menu que abrir clique em security e na página selecione a opção WPA/WPI passphrase, apague os caracteres que estão na caixa e digita a senha de sua preferência, ela deve ter pelo menos 8 caracteres, novamente clique em apply/save e aguarde.



Caso você resida em condomínio de apartamentos, primeiro sugiro que leia o post sobre resolvendo problemas wifi que indiquei no inicio dessa postagem, em seguida altere o canal em que o wifi opera, para isso, clique na guia advanced e em seguida altere o channel para um menos utilizado nos arredores do seu.


Para configurar a rede 5GHz basta seguir o mesmo passo a passo sendo possível manter o mesmo nome e senha, mas sugiro que seja utilizado um nome de rede diferente para cada uma delas

  • Ajude o blog
Se as informações do post foram úteis de alguma forma deixe um comentário, você estará ajudando o blog e outras pessoas a encontrarem a solução para o mesmo problema.

230 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 230 de 230
Unknown disse...

Muito bom

Jlly disse...

Ola, gostaria de saber se esse moden suporta internet de 120 megas. Obrigada

Luciano do Prado disse...

Jlly, suporta, via cabo e wi-fi 5Ghz. Tem que ver se os seus equipamentos são compatíveis.

Eduardo disse...

Cara eu tenho esse roteador e estou com o seguinte problema, alguns sites abrem outros não, tanto no cabo como no WI-FI, por exemplo site como globo.com não abre, mas sites como youtube abre normalmente. Tem alguma ideia do que pode ser ?

Luciano do Prado disse...

Olá Eduardo, ele está funcionando apenas em IPv6, você pode tentar dar um reset de fábrica e ver se normaliza e volta a navegar em IPv4 e 6, mas geralmente é preciso que um técnico vá até o local para abrir um chamado para corrigir esse problema.

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Gostaria de saber como faço para deixar minha rede wireless oculta neste roteador?

Luciano do Prado disse...

Nunca testei essa opção de deixar a rede oculta nesse modem, em alguns modelos basta desabilitar a opção Wireless Interface. Talvez nesse seja a opção que aparece na primeira foto Hide Access Point

Ekel disse...

As portas desse modem são gigalan?

Luciano do Prado disse...

@Ekel, sim.

Daniel Wagner disse...

Olá amigo, estou quebrando a cabeça para conectar meu note, que só tem 2.4 na conexão da casa da minha namorada que é net virtua e a conexão ativada é 5g. Pelo que pesquisei, não consigo ter as duas conexões ao mesmo tempo, certo? Só posso ativar o 2.4 ou o 5g, um de cada vez. Tem algum jeito? Obrigado!

Luciano do Prado disse...

Depende o modelo do modem. Esse do post é dual band então funciona nas duas configurações. Existe alguns aparelhos que você pode escolher se quer usar a 2.4ghz ou 5ghz, basta alterar a opção nas configurações do modem.

Unknown disse...

Como faço par bloquea um devido mac no molde húmus mod hgb10r-02

Unknown disse...

Como bloquea um determinado mac na rede Wi-Fi no roteador húmus modelo hgb10r-02

salman disse...

Network access : Denied

Como mudar para alowed no modem Humax HGB10R-02?

Luan disse...

Boa noite

Esse roteador tem config QsO?
É possível alterar MTU?

Luciano do Prado disse...

@Luan, possui QsO mas não é possível alterar, não é possível alterar MTU.

Odin disse...

Olá. Tudo bem? Gostaria de saber onde fica o botão de reiniciar o modem na página do navegador. Acessei a página de administração dele pelo IP, porém não encontro a tela onde fica o botão de reiniciar ele. Preciso reiniciar ele algumas vezes remotamente (sem ter que ir até o aparelho). É possível? Agradeço!

Odin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse foi o único modem que não encontrei opção de restart pelo browser. Alguém conseguiu descobrir como reiniciar ele remotamente?

cabelo disse...

Bom dia , meu modem humax só libera uma banda , ou 2.4 ou 5 g , como faço para ter as duas ao mesmo tempo ?

Amanda Ferreira disse...

Olá, tudo bem? Há uns meses o wi-fi de 5ghz não aparece mais pra mim. Já fui nas configurações do modem e só existe jeito de deixar um dos dois (o de 2ghz ou o de 5ghz) mas antes não era assim.... Sempre me apareceu os dois. Pode me ajudar?!

Luciano do Prado disse...

@ cabelo e Amanda, vocês tem certeza que é esse mesmo modelo do Humax? Existe um dessa mesma marca, que é single band. Caso seja o modelo do post, é bom tentar fazer um reset de fábrica para ver se ele atualiza para a versão mais recente de firmware. Caso mesmo após o reset fique com essa opção única, o ideal é abrir um chamado

Alves disse...

hoje um "tecnico" da net/claro estueve em minha residência para efetuar troca de equipamientos do arcaico para o mais recente; não fez o servico que deveria; instalou-os e não fez a config do roteador e TV. fiquei sem nenhum canal TV fechado e ainda perdi o canal da globo. Ecoooooo. Continuo na pendencia; alguém pode me auxiliar nesses pequeños desafios?.

Luciano do Prado disse...

@ Alves, isso daí provavelmente não foi culpa de quem instalou, mas sim algum problema sistêmico, que vez ou outra acontece em todas as operadoras. Quem pode te ajudar nesse tipo de caso é somente a operadora.

CFCampos disse...

Olá Luciano, boa noite!
No final de maio/2022 aceitei a oferta da Claro para um Upgrade de plano de 120 para 250 megas sem custo adicional, mediante troca gratuita do modem, pois o antigo não suportava a nova velocidade.
A troca do modem por esse modelo Humax HGB10R-02 foi feita por um tecnico terceirizado que admitiu ter pouca experiência com a configuração do mesmo, e depois de algumas tentativas e consulta à central conseguiu fazê-lo funcionar, mas sem testar a fundo e também não checou o estado da instalação do cabo coaxial.
A velocidade contratada passou para 250Mbps nominal, com a promoção de aumentar para 350 Mbps pelo mesmo valor. Ocorre que essa velocidade de 350 só é conseguida em meu notebook conectado ao modem via cabo. Tenho outro dispositivo (Mi Box 3) conectado por cabo em outro cômodo a cerca de 5m de distância do modem através de um hub USB 3.0 da TP-link com entrada Ethernet com porta gigabit, no qual a velocidade oscila entre 150 e 180 mas nãõ chega a 200 Mbps. Nesse mesmo cômodo meu tablet Samsung SM-T705M chega a atingir 140 Mbps no Wi-Fi a 5 GHz.
Qual pode ser o motivo da conexão via cabo não chegar nem a 60% do valor esperado neste segundo dispositivo? Alguma configuração? Para 350 Mbps o modem não teria que ser DOCSIS 3.1? ( o HGB10R-02 é so´3.0)
Perdão pelo tamanho do texto.
CFCampos

Luciano disse...

@CFCampos Eu faria duas coisas ai nesse teu caso: testar o notebook no lugar do Mi Box e testar o notebook direto no cabo que alimenta o Hub, é bem provável que o problema seja em um desses dispositivos. Em redes de computadores não se utiliza mais Hub, porque são dispositivos "burros", ainda mais hoje em dia, com as velocidades de banda cada vez maiores, eles não tem capacidade de administrar isso.
Não existe nenhuma configuração que bloqueie ou libere velocidade, ou que limite velocidade para outros dispositivos
Sobre a versão do DOCSIS, essa versão 3.0 já é compatível com a velocidade que você contratou, porém, quando eu trabalhava na empresa, a orientação era colocar os dispositivos 3.1 já nas instalações acima de 250 mbps, agora não sei como está, mas sei que os técnicos não tem controle sobre isso, eles recebem os equipamentos e tem que se virar.

Unknown disse...

Oi Luciano, boa noite.
O hub que mencionei não é um hub de portas Ethernet, mas sim um hub de portas USB com uma porta de entrada Ethernet Gigabit, que uso para expandir a única porta USB da Mi Box, que também não possui entrada de rede Ethernet. Desse modo o hub além de expandir a entradas USB também funciona como adaptador pra utilizar a rede cabeada, o que eu já usava com o meu plano antigo de 120Mbps, no qual a rede de 5GHz não entregava mais que 60 Mbps nesse local, e via cabo alcançava perto de 100 Mbps ligado a um roteador com portas Fast Ethernet.
Ontem fiz um teste ligando o mesmo cabo longo, que estava conectado ao hub da Mi Box, no notebook e a velocidade também superou 350 Mbps, o que eliminou as suspeitas de problemas no cabo ou nas portas LAN do Humax. Como vinha observando nesta semana que a rede Wi-Fi estava entregando mais velocidade nesse cômodo com o celular e com o tablet, passei a conectar a Mi Box ao Wi-Fi 5GHz e a velocidade está chegando até a superar os 200 Mbps, para minha surpresa! E testei também com um Fire TV Stik 4K em Wi-Fi 5Ghz e alcançou 300Mbps!
Depois disso cheguei à conclusão que o que estava limitando a velocidade na Mi Box conectada via cabo era a sua porta de entrada USB. Espero que a rede Wi-Fi se mantenha estável e com bons níveis de velocidade.
Obrigado e parabéns por continuar prestando esse excelente serviço neste seu blog e respondendo mesmo em tópicos antigos como este sobre o modem HumaX hgb10r-02.

Luciano disse...

Eu é que agradeço a visita, e fico feliz que o conteúdo ainda seja útil.

Unknown disse...

Bom dia

Trocaram me modem por esse hgb10r2 porém tenho codificadores que desbloquear canais
Depois da troca do modem não tá liberando o si al que desbloqueava alguém pode me ajudar onde acho na configuração
Obrigado

Luciano disse...

Isso você tem que ver com quem te vendeu esses canais, se existe alguma configuração específica que eles fazem.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 230 de 230   Recentes› Mais recentes»

Como resolver Smart card não sincronizado decoder NET

Se você tem um decoder NET é provável que isso já tenha acontecido ou venha acontecer no futuro, mensagens de smart card não sincronizado, ...