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quarta-feira, 18 de março de 2020

Como configurar VPN no modem da NET/Claro

Em tempos de coronavírus muita gente está trabalhando em casa para evitar a contaminação e nessas horas a operadora resolve bloquear o acesso a VPN dos clientes correto? Seu analista de TI que manja de tudo já pediu para você ligar na operadora porque "eles costumam bloquear a porta da VPN" não é mesmo? Aí você liga super brabo/a, se indispõe com a atendente e quando o técnico chega em sua casa você já lança aquele olhar fulminante contra ele, conta toda uma história de insatisfação com a operadora, diz que se não for resolvido na visita vai cancelar o contrato, certo? 
Pois bem, nesse post irei mostrar para você como é fácil de configurar o acesso a VPN nos modens da NET/Claro e evitar todo aquele estresse desnecessário do outro parágrafo, de quebra vou mostrar para você que aquele analista de TI da sua empresa não manja tanto quanto parece, se manjasse não teria pedido para você ligar na operadora pedir uma informação que ele mesmo poderia ter dado hehe.

  • Liberando acesso a VPN nos modens da NET/Claro
Nesse exemplo irei utilizar o modem Cisco DPC3925, mas se aplica a qualquer outro modelo da operadora, mudando apenas a liberação de um ou outro protocolo.
Primeiro de tudo é necessário acessar as configurações do modem, o IP padrão da NET/Claro para esse acesso é 192.168.0.1, antes de continuar veja o modelo do seu modem e clique no link abaixo correspondente ao modelo, se não tem o seu modelo não tem problema, basta acessar a etiqueta do modem que tem essa informação.
Após acessar o modem será necessário liberar os seguintes protocolos a depender do modelo: IPSEC, L2TP e/ou PPTP, no exemplo do modem da Cisco fica na aba SECURITY, opção VPN PASSTHROUGH, como mostra a imagem abaixo. Quem deve indicar qual vai ser liberado é o TI da sua empresa, já que são eles que sabem com qual desses a VPN trabalha, isso não é obrigação do técnico da operadora.

IPSEC, L2TP, PPTP

Observação: A opção de acesso muda de acordo com o modelo do modem, mas todos eles possuem algum desses protocolos, com esses mesmo nomes, que podem ou não estar ativos. Se você está usando a VPN normalmente então essas caixas de seleção já estão habilitadas, caso contrário basta habilitar. Importante, pode ser que um ou outro protocolo não exista no seu modem na forma de caixa de seleção, mas ativando qualquer um desses que aparece automaticamente libera a VPN, não necessariamente precisa ter os 3.

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15 comentários:

Mariana Alves disse...

caracaaaaaa eu estava ficando doida já,a empresa que trabalho me colocou em home office a Claro NET estava me cansando,veio técnico,veio supervisor e nenhum foi capaz de resolver meu problema, muito muito muito obrigada,consegui me conectar ao forticlient após marcar as opções deu tudo certo

Luciano do Prado disse...

Pois é, as vezes acontece, pessoal com pouca experiência em campo acaba prolongando problemas simples de resolver.

Lucas Electric disse...

Oi amigo, qual VPN contratar??

Luciano do Prado disse...

Olá Lucas, não posso responder isso, já que não é uma área que eu domine.

Unknown disse...

Bom dia meu amigo,
Possuo um Humax HGB10R-02, e houve uma atualização na Claro/NET que fudeu com tudo, botaram um menu ridiculo e bloquearam tudo, onde consigo encontrar esse vpn pass para liberar lo novamente?

Luciano do Prado disse...

Não existe bloqueio para esses protocolos, isso daí é de uso geral. Faz um tempinho que não acesso modem com o novo firmware, então não poderei te dar uma reposta sobre isso.

Felipe Jacoby disse...

Eu tenho o Thompson DWG784B. Deixei ativo as opções IPsec Passthrough, PPTP Passthrough e PPTP. A L2TP não tem disponivel. Meu modem é de conexão 50 Mega da NETClaro. Ainda não funciona..

Luciano do Prado disse...

@Felipe Jacoby, como disse no post, o TI da empresa em que você trabalha tem que passar essa informação dos protocolos, são eles que sabem com qual deles a VPN trabalha, assim como eles precisam saber se os servidores da empresa trabalham com IPV4 e IPV6 ou somente um desses protocolos, e também passar essa informação. Não existe bloqueio na operadora, geralmente o que acontece é falta de informação por parte dos analistas, que "terceirizam" a resolução para a operadora quando não sabem o que fazer. Em todo caso, SEMPRE é algo muito simples a se fazer.

Christos disse...

Parabéns pela clareza e objetividade, Luciano!

O modem que a NET instalou aqui em casa é o é CH8568 (Compal Broadband Networks), diferente de todos os listados acima. As opções de protocolo disponíveis já estão ativas (IPSEC PASS THROUGH, PPTP PASS THROUGH), mas ainda não consigo acessar a VPN da empresa em que trabalho...

Esse problema surgiu justamente quando mudamos para a NET/Claro. Antes era Vivo e a VPN funcionava normalmente.

Luciano do Prado disse...

@ Christos, provavelmente você recebeu um IPv6 (clientes novos não recebem IPv4 há alguns anos) e a VPN trabalha com IPv4, mas reforçando, isso dai é tudo orientação que o TI da empresa em que você trabalha tem que te passar. Você abre chamado na operadora, as vezes vai um cara novato, que não conhece de configuração de rede e vai ficar te gerando mais incomodos ainda, por isso é importante que os analistas das empresas passem todas as informações para o usuário, para que eles repassem para a operadora, isso daí não é nem caso de ir técnico no local, pela própria central telefônica é possível resolver, mas quem liga lá tem que ser claro do que exatamente está precisando. E volto a repetir, as operadoras não bloqueiam esse tipo de serviço, analista de TI que vem com essas conversas pode saber que é ruim de serviço.

Andre disse...

Muito obrigado pela ajuda, foi muito facil. Passei um inferno antes de conseguir a solucao

Anônimo disse...

Essas opções já estavam ativadas e continua sem funcionar.

Luciano do Prado disse...

Então veja com o TI da sua empresa, que fornece a VPN, o que falta para funcionar, isso daí quem tem que dizer são eles, não a operadora.

Anônimo disse...

no humax hgb10r02 nao existe nenhuma dessas opçoes e meu emprego depende dessa porcaria
simplesmente nao conecta VPN

Luciano disse...

Como já disse em outras postagens, você precisar verificar com o TI da sua empresa o que é necessário para funcionar a VPN. Não existe nenhum bloqueio, inclusive nesse equipamento, que impeça o cliente de usar VPN.

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