Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2015

Vale a pena fazer faculdade online?

Já fiz alguns posts aqui no blog sobre minhas experiências com estudo online, na maioria das vezes relacionado a idiomas e cursos livres. Nesse post irei escrever  um pouco sobre como é fazer um curso superior online, os prós e contras do modelo de ensino EAD.
Escolhi o curso a distância por dois motivos principais: custo e flexibilidade de horários. O valor de um curso superior EAD é muito abaixo de um presencial, então, se você quer economizar é uma boa escolha. A flexibilidade de horário foi outro ponto que pesou na escolha desse modelo de ensino, em cidades média pra grande a locomoção está cada vez mais difícil, seja por transporte coletivo ou individual, em Curitiba, por exemplo, que é onde moro, se optasse por fazer o curso atual presencialmente, no polo mais próximo de onde moro e trabalho, levaria pelo menos 30 minutos de carro e uns 45 minutos de onibus, esse é o tempo que passo praticando corrida de rua atualmente, no meu caso, não abro mão desse tempo para praticar esportes, ao invés de estar dentro de um veículo indo pra outro ponto da cidade. Além disso, pra quem trabalha na área de serviços, como eu, onde surgem oportunidades de promoção de cargo em horários fora do comercial, fica muito mais fácil a adaptação, digo isso porque, no curso presencial geralmente você vai criar amizades, ter o teu grupo de estudos e, caso precise mudar de turno, vai ter que começar do zero em uma turma nova, esse problema não acontece no EAD já que, oque ocorre são encontros presenciais, semanais para o caso de cursos superiores de graduação, ou mensais, no caso dos tecnológicos, são feitos as dinâmicas e pronto. Ainda com relação a flexibilidade de horários, oque realmente gostei foi o fato de pode estudar a qualquer hora do dia, geralmente dedico umas 3 horas por noite para ver o conteúdo da semana, mas muitas vezes, quando sobra um tempo no horário de trabalho, adianto a leitura do conteúdo deixando apenas os exercícios pro horário que costumo usar para estudar, além disso, qualquer assunto que me interesse mais, pesquiso na internet e leio na hora, fica muito mais dinâmico a forma de estudar.
Um outro motivo, que não foi tão importante mas ajudou na escolha, a dinâmica de um curso presencial. Não sei se é porque passei dos 30 anos, mas não tenho mais paciência pra certas coisas em cursos presenciais, as piadinhas, conversas paralelas enquanto o professor da aula, os "retardatários" nos estudos, sempre querendo todo conteúdo da matéria mastigado, simplesmente não consigo mais lidar com isso de uma forma descontraída, na minha opinião, as universidades estão mais para clubes do que um local de desenvolvimento pessoal e profissional, de 30 alunos em uma sala, se tiver uns 10 realmente interessados em estudar e crescer intelectualmente é muito, e, não sei porque motivo, a maioria esmagadora dos professores universitários acabam tentando agradar o maior grupo, o dos desinteressados. Na faculdade online não tenho mais esse problema, dou o ritmo que acho necessário as meus estudos, se tenho dúvidas tiro com o tutor online, ou faço uma pesquisa mais extensa pelo internet e pronto.
Falando um pouco sobre o curso que escolhi, atualmente faço Processos Gerenciais pela Universidade Positivo, eu realmente gostaria de estar fazendo uma graduação completa, mas, por alguns motivos que não preciso colocar aqui, optei pelo tecnológico nesse momento. 
Aqui no Paraná, o nome Positivo é muito forte, por isso optei por essa instituição, além de o curso estar muito bem avaliado pelo MEC atualmente. A tela inicial após fazer o login é essa abaixo, é tudo como se fosse uma universidade presencial, você pode acessar o curso em si, a parte financeira, além da biblioteca.



Escolhendo ambiente virtual, aparecem as opções de visualizar as matérias cursadas no momento, fórum de discussões, notas, agenda dentre outros.


No curso que faço, as matérias são cursadas em dupla, duas matérias de 80 horas e mais uma matéria de 40 horas, a tela de acesso ao conteúdo é esse logo abaixo. Você pode acessar o ebook do módulo, baixar em pdf, fazer os exercícios e assistir as vídeo aulas.

Tela de seleção de conteúdo


Vídeo aula

Ebook


Para quem trabalha e estuda, ou ainda, para quem tem filhos pequenos, fazer um faculdade online é a melhor opção. Claro que o curso presencial tem suas vantagens em relação ao online, a troca de experiências que acontece é muito maior, o que em muitos casos até ajuda na fixação dos conteúdos, você conhece gente nova, pessoas que podem ajudar na sua carreira, mas, pra quem já tem uma bagagem profissional razoável, pode aplicar o que se aprende no dia a dia dentro da empresa, as vantagens apresentadas pelo curso presencial pode ser facilmente supridas.
Particularmente estou gostando de fazer um curso superior online, não precisei deixar de fazer coisas que gosto, tenho facilidade em estudar sozinho, principalmente assuntos que exigem bastante leitura e não está pesando tanto no bolso, por mais que você faça uma universidade federal, terá o gasto com transporte, comida e, se colocar tudo na balança, esses gastos provavelmente chegam perto do valor da mensalidade de um curso online.
Lembrando que essa é uma opinião pessoal, estudar vale a pena de qualquer forma, nesse post tentei apenas apresentar as vantagens que vejo no sistema online.


2 comentários:

Vanessa Per disse...

Que bacana! E ai como está o curso? Vou começar Processos Gerenciais também Ead mas na Unicsul, estou bastante ansiosa pois algumas disciplinas não tenho prática, como matemática financeira aplicada. Mas o importante é querer aprender e se esforçar né? Vejo que esse curso é mais amplo e penso em me especializar em Marketing, área que tenho experiência. Boa sorte pra nós!

Luciano do Prado disse...

Vanessa Per- Parei o curso porque, apesar das vantagens que coloquei aqui no post, e que reafirmo, no decorrer percebi que não era bem oque queria em termos de aprendizado. Como disse, vale a pena se você não tiver tempo pra um presencial, ou se a empresa em que você trabalha estiver exigindo um diploma de curso superior para uma futura promoção.

Como resolver Smart card não sincronizado decoder NET

Se você tem um decoder NET é provável que isso já tenha acontecido ou venha acontecer no futuro, mensagens de smart card não sincronizado, ...