Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2015

Vale a pena fazer pré vestibular online?

Nesse post irei escrever um pouco sobre minha própria experiência com esse tipo de curso, existe muito conteúdo falando sobre os prós e contras, mas são poucos os escritos por alguém que já fez ou está fazendo.
Já comecei por duas vezes um curso pré vestibular online e, no meu caso, não serviu, irei falar mais sobre isso no decorrer do post. Apresentarei os dois cursos que me inscrevi, e serão opiniões totalmente imparciais, baseado única e exclusivamente na experiência que tive com os dois cursinhos online.
Minha primeira tentativa em fazer um cursinho online foi no Aprova Concursos, isso foi em 2010. Em termos de material didático e conteúdo das vídeo aulas o material é excelente, as apostilas são bem completas, com muita matéria e exercícios. A grande vantagem ao meu ver desse cursinho eram as aulas gravadas com duração de 30 minutos, os professores realmente se aprofundavam (dentro das limitações de um curso pré vestibular) na matéria e dava pra entender bem oque era passado. Atualmente o valor do cursinho pré vestibular online do Aprova Concursos está em 12x de R$75,00, ou seja, muito abaixo do valor de um curso pré vestibular presencial, aqui em Curitiba, por exemplo, numa escola média o valor é três vezes maior. Indicaria esse curso online para quem parou de estudar a algum tempo, mas ainda tem uma boa base do ensino médio e quer apenas relembrar ou reforçar algum conteúdo.
A segunda tentativa aconteceu esse ano no curso pré vestibular online do Aula Livre. Nesse caso a maioria das aulas são mais curtas, no máximo 15 minutos, então o conteúdo é bem corrido, e eles disponibilizam as apostilas de forma unitária, ou seja, a cada vídeo assistido, uma apostila, confesso que essa parte me desagradou bastante, preferia um sistema com uma única apostila onde todo conteúdo fosse apresentado e eu apenas acompanhasse durante as aulas, sem precisar baixar 1 por 1, é um processo simples, porém, massante. O valor atual do curso está em R$24,99 por mês, ou seja, muito barato mesmo, mas, como no caso do Aprova, indicaria esse curso pré vestibular online apenas para quem ainda está estudando e precisa de um reforço em algum conteúdo específico

Página inicial do curso


Página da aula

Atualização 21/11/2016


Durante o ano de 2016 fiz o curso do Descomplica, quando assinei era o melhor pré vestibular online, com aulas ao vivo, correção de 1 redação por mês, monitoria (geralmente lotadas, tem que ser rápido para se candidatar), todas as aulas gravadas, conteúdo específico como exatas e exclusivo para quem vai prestar vestibular para medicina, além do preço mais acessível. Porém, para o próximo ano de 2017 já andei dando uma pesquisa e existem opções melhores em termos de conteúdo extra como mais correção de redação mensal e disponibilização de apostilas em PDF

Mas, respondendo a pergunta, vale a pena fazer pré vestibular online? A melhor resposta que posso dar, baseado nas experiências que tive é, depende. Digo isso porque, no meu caso, parei de estudar muito cedo, retornei 4 anos depois, e fiz todo ensino médio no sistema EJA (por preguiça pura, tempo eu tinha, e fiz todo meu ensino fundamental em escola particular,então uma base boa das matérias também tinha), não valeu a pena, muita coisa que é apresentado no pré vestibular, ou não cheguei a ver, ou foi visto mas de forma muito resumida, como é a característica desse sistema de ensino supletivo, juntando isso ao fato que o pré vestibular também resume todo conteúdo do ensino médio, fica muito complicado para quem não tem uma boa base. Agora, se você estudou normalmente durante o ensino médio, independente de ter sido no ensino público ou privado, tem boa parte das matérias ainda fresca na memória e quer relembrar ou reforçar todo o conteúdo, ou um conteúdo especifico, tem disciplina (muita disciplina mesmo, fazer qualquer curso online precisa de muita atenção e foco) e não sente falta de toda interação que um curso pré vestibular presencial proporciona, ai sim, vale a pena fazer um curso pré vestibular online.


  • Ajude o blog
Se as informações do post foram úteis de alguma forma deixe um comentário, você estará ajudando o blog e outras pessoas a encontrarem a solução para o mesmo problema.


2 comentários:

Gabriel Santos disse...

Gostei muito do seu texto. Valeu pelas informações ;)

Luciano do Prado disse...

Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma!

Como resolver Smart card não sincronizado decoder NET

Se você tem um decoder NET é provável que isso já tenha acontecido ou venha acontecer no futuro, mensagens de smart card não sincronizado, ...